O PicPay, a maior empresa brasileira de e-wallet, hoje com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, usa soluções da Amazon Web Services (AWS) para dar suporte a seus serviços de pagamentos digitais e aumentar rapidamente sua base de clientes. Para se manter como referência em inovação, o PicPay está investindo em tecnologia na nuvem e análise de dados para atender suas necessidades, crescer e expandir seus negócios no Brasil para se tornar o mais completo e eficiente super-app nacional. O PicPay usa a estabilidade e escalabilidade da AWS para dar suporte ao processo de entrada de mais de 8 milhões de clientes apenas no primeiro bimestre de 2021.
“Acreditamos na tecnologia para revolucionar o mercado de pagamentos brasileiro e criar as melhores soluções para os nossos usuários. A AWS nos permite pensar e agir como a grande empresa de tecnologia que somos”, afirma Diogo Carneiro, CTO do PicPay. Carneiro também explica que a tecnologia da empresa funciona de forma pró-ativa, antecipando oportunidades e soluções para negócios. “O time-to-market é muito importante nas nossas operações. Com os serviços gerenciados da AWS, conseguimos nos dedicar ao core business da companhia ao focar no desenvolvimento rápido de produtos e soluções para nossos clientes”.
“A tecnologia é uma grande aliada do setor corporativo, não importa o tamanho ou área de atuação. E aqueles que colocarem a tecnologia no centro de suas estratégias e a usarem para entregar as melhores experiências para sua base se destacam no mercado. O PicPay é uma dessas empresas inovadoras, assim como a AWS, que vem desenvolvendo novas soluções nesses últimos anos para permitir que companhias continuem evoluindo por meio da tecnologia de forma segura e escalável”, afirma Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil.
Durante as transmissões ao vivo do Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo que promoveu a plataforma e terminou em maio, o PicPay recebia até 50 vezes mais acessos do que o normal. Nesses momentos, a escalabilidade fornecida pela AWS permite que o aplicativo continue rodando, garantindo uma excelente experiência para milhões de usuários.
Como um nativo digital cuja infraestrutura de TI completa fica hospedada na AWS, o super-app vem investindo em um approach data-driven para conseguir insights mais profundos sobre seus clientes e melhorar a tomada de decisão.
“O apoio da AWS no desenho da nossa infraestrutura de dados é muito importante para o nosso crescimento, permitindo que várias áreas da PicPay tenham acesso a informações e liberdade para tomarem decisões estratégicas, como criar campanhas de engajamento, avaliar o esforço dedicado a certas tarefas e quais produtos precisam ser observados de perto”, explica Carneiro.
A plataforma de dados da companhia roda na AWS usando analytics da AWS para gerar insights e prever ações baseados nos padrões de uso de cada cliente, que estão disponíveis em todo o país, inclusive via a ferramenta de inteligência de negócios do PicPay. Esses dados são armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e ficam disponíveis automaticamente na ferramenta de inteligência de negócios da PicPay, que é usada por toda a empresa. O super-app usa o Amazon EMR, um serviço de big data que processa grandes volumes de dados usando ferramentas de código aberto para simplificar o processamento de dados de transações realizadas dentro do app. Além disso, o PicPay criou um microsserviço dentro da AWS para dar a desenvolvedores e administradores mais visibilidade e melhor gerenciamento de todos os componentes para entregar um produto ágil e prático, que possa ser usado com facilidade pelos clientes.
Em 2021, o PicPay vai ampliar seus serviços de transações financeiras e expandir a operação como marketplace criando uma plataforma aberta em que parceiros podem criar um mini-app com a sua cara para oferecer produtos e serviços a milhões de consumidores. Essa possibilidade conecta empresas aos usuários de forma simples e escalável, facilitando tanto a vida de quem oferta quanto a de quem compra.
Sobre a Amazon Web Services
Por quase 15 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para suportar virtualmente qualquer carga de trabalho em nuvem e agora tem mais de 200 serviços totalmente caracterizados para processamento, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 80 zonas de disponibilidade (AZ) em 25 regiões geográficas em todo o mundo, com planos para mais 15 zonas de disponibilidade e mais cinco novas Regiões AWS na Austrália, Índia, Indonésia, Japão, Espanha e Suíça. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse www.aws.amazon.com.
Sobre a Amazon
A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão do cliente em vez de foco no concorrente, paixão pela invenção, compromisso com a excelência operacional e pensamento de longo prazo. As avaliações de clientes, compras com 1-Click, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon. Para mais informações, visite amazon.com/about e siga @Amazonnews.
Sobre o PicPay
Fundado em Vitória (ES) em 2012, o PicPay é uma empresa de tecnologia que nasceu para tornar a vida mais fácil ao reinventar a forma como as pessoas lidam com dinheiro, fazem compras e se comunicam. Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Atualmente, como o super app brasileiro com maior número de usuários — mais de 50 milhões —, o PicPay busca oferecer produtos e serviços para todos os momentos do dia a dia dos clientes, combinando os benefícios de cinco frentes em uma única plataforma: social, carteira digital, marketplace financeiro, PicPay Store e anúncios. A integração entre serviços financeiros e a possibilidade de interações dentro do aplicativo cria um efeito de rede, impulsionando todas as verticais do negócio.