Hoje:23 December, 2024

Resenha do livro Mídias Sociais na Prática

Livro: Mídias Sociais na Prática
Autor (a): José Antônio Ramalho
Páginas: 246
Editora: Elsevier
Sinopse:


O livro “Mídias Sociais na Prática” traz para o leitor uma visão clara de como as empresas e os profissionais estão lidando com os novos meios de comunicação com o consumidor surgidos com o advento das redes sociais.

Através de uma abordagem objetiva e recheada com casos de empresas e profissionais dos mais variados segmentos, o livro serve como um guia para sugerir mudanças que precisam ser adotados por profissionais das áreas de Marketing, Jornalismo e Relações Publicas para poderem interagir com os consumidores cada vez mais reagentes e hostis às antigas práticas e abordagem etilizadas pelo mercado.

O livro faz um raio x das mídias sociais e discute sua utilização nas mais diversas áreas, sugerindo novas práticas , mostrando os erros mais frequentes e trazendo a tona assuntos relevantes como ROI, Planejamento estratégico, Monitoramento das redes e novas oportunidades de negócio que as mídias sociais oferecem.

#Projetomilionario

Hoje estou dando início ao Projeto que intitulei de #projetomilionario, mas o que seria isso? Bom, a exatos 28 dias atrás eu lancei no instagram no blog (@agorapublicidade) o desafio milionário, onde eu iria ler todo mês pelo menos 1 livro e fazer uma resenha aqui no blog. Mas, não seria qualquer livro, ele teria que ser com o tema “Marketing”, “Tecnologia”, “Arte”, “Design”, “Publicidade”, Propaganda” entre diversos outros temas da área da comunicação e criatividade.

Eu escolhi nomeá-lo assim, pois eu acredito que quando as pessoas escutam ou leem a palavra milionário, logo a-remetem a dinheiro. Entretanto o meu projeto é muito mais valioso, ele é um projeto de conhecimento, pois dinheiro as pessoas podem roubar e tirar de você, mas o conhecimento JAMAIS.

Pois bem, a meta para o primeiro mês já foi alcançada. E em 25 dias consegui ler o primeiro livro, “Mídias Sociais na prática” foi escrito em 2010 por José Ramalho. “Mas por que você resolveu ler um livro tão antigo?”. Bom, como eu queria ler algo relacionado a marketing digital, nada melhor do que escolher um livro onde retratava o “ápice” das redes sociais. Já que o internet se desenvolveu no país por meados dos anos 90, tenho certeza que as redes sociais se popularizaram por aqui bem depois, acredito que entre os anos 2000.
O livro de Ramalho nos mostra já desde o início de sua leitura, como as mídias sociais podem ser usadas não só para fins pessoais mas, também comerciais. Sendo assim um guia muito prático de “como usar as ferramentas disponíveis na internet a seu favor” retratando-nos alguns cases de sucesso, onde as empresas utilizaram de ferramentas disponíveis nessa grande rede, para obter êxito.
“Mídias Sociais na Prática” é um livro muito simples, claro e objetivo. E por ter sido escrito por um autor brasileiro, nos mostra a realidade do que vinha acontecendo no cenário digital no Brasil. Nos ensinando a planejar, mensurar e como agir em determinadas crises. 
Sobre gerenciamento de crise – Pagª 168
Ele não se resume em apenas mostrar as melhores estratégias de marketing, mas também nos ensina sobre a importância das redes sociais para auxiliar setores mais “carentes” de uma organização, como o SAC, Setor comercial, relações públicas… Por meio de comentários e artigos de profissionais que já atuam na área, como: Edney Souza, blogueiro, diretor de operações da Polvora! Comunicação, coordenador de blogs da Campus Party Brasil e diretor da Associação Paulista das Agências Digitais (APADI). Cely Carmo, Digital media Strategist da Burson-Marsteller Brasil.Tânia Magalhães, diretora de comunicação da Oracle para a América Latina. Entre outros diversos nomes.
Como já mencionado acima, Ramalho nos mostra através de vários cases de empresas brasileiras – desde multinacionais até pequenas empresas – o que reforça ainda mais a importância da atuação nas redes sociais, independente do porte da empresa. Pois quando os objetivos de uma ação nas mídias sociais é traçado, as métricas e os números obtidos podem ser perfeitos, independente de sua magnitude. Foi o que nosso autor quis retratar nos mostrando o case do restaurante Kosushi. Você pode ler ele clicando AQUI!
Ramalho nos mostra as diferenças entre as profissões de jornalismo e o profissional de relações públicas e como eles podem adentrar no meio digital para atrair, fidelizar e conquistar mais clientes assim como fazem alguns blogueiros. 
Um bom jornalista 2.0 assim como o RP 2.0 (que é como o autor gosta de chamar os profissionais que aderem e precisam aderir às ferramentas digitais) terá que dedicar um tempo precioso ao aprendizado das novas ferramentas e incorporá-las ao seu cotidiano e também precisa adaptar o discurso aos “novos” meios. Para poder realizar junto à todos os setores da empresa, uma ótima ação nas mídias digitais.
Bom… acho que é isso, o livro é muuito bom e eu super-recomendo. Para você que quer começar a aprender sobre Marketing Digital nada melhor que começar com um livro que fala desde a essência desta prática no país. Ele possui informações valiosas, depoimentos incríveis de profissionais da área e cases em que as empresas exploraram redes como: o falecido Orkut, Twitter, Facebook, Youtube …
Espero que  tenham gostado, e qual será o próximo livro?
 Ainda não sei o que esperar deste livro, mas prometo que daqui uns 20 à 25 dias eu venha aqui contar para vocês, ok? 
Áaah, já ia me esquecendo, não deixe de deixar aquele “like” ali embaixo ok? E se possível deixe um feedback para que eu possa estar melhorando as minhas resenhas. Se não for pedir muito, é claro. 
Um forte Abraço.
                                                             Facebook | Instagram | Linkedin
 Leia mais textos escritos por Deivid Vieira
Share

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *