“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi |
Philip Kotler afirma que: “Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social. O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas orientadas para promover aceitação de uma causa ou ideia. Tem como objetivo principal transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promover mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional”.
Por que fazer marketing social?
Vivemos em um mundo em que as pessoas estão dando maior valor as marcas e empresas que se preocupam com os problemas sociais e naturais. E o Marketing Social difere o fulano A do fulano B. Pois o Fulano A, não somente proporciona mudanças e benefícios para a sua empresa, mas também para toda a sociedade, passando a ser mais bem visto pelos fornecedores, colaboradores, clientes e até mesmo, pela mídia.
Além dessa diferenciação perante aos concorrentes, uma organização que investe neste tipo de marketing, pode direcionar este posicionamento aderido, e muito bem aceito, através de campanhas publicitárias.
Este vídeo é da empresa Coca-Cola e é de 2009, trata-se de uma campanha que faz referencia à semana do otimismo, cada embalagem vendida de qualquer produto do portfólio da Coca-Cola Brasil, como refrigerantes, sucos, águas, chás, energéticos e hidro tônicos, reverterão R$2,50 centavos para os programas desenvolvidos pelo Instituto Coca-Cola Brasil.