Como consumidor final sou bastante exigente no quesito atendimento. Como profissional essa exigência é ainda maior. Sem dúvida é um dos pontos mais fortes na hora da venda (se não o mais importante). A garantia de um bom atendimento é capaz de fidelizar o cliente mesmo que o produto não tenha superado as expectativas.
Quem nunca voltou a uma loja de sapatos e procurou pelo vendedor simpático que atendeu na última compra? Ou aquela pizzaria em que os garçons são dinâmicos e interagem com os clientes? Até mesmo ficou satisfeito por ser bem atendido no SAC de sua operadora telefônica. Posso dizer que esses detalhes são importantíssimos nas minhas escolhas.
Certa vez fui a uma loja popular da cidade comprar um celular. Como sou uma consumidora desprovida de bens aquisitivos (vulgo pobre haha), fiz uma ampla pesquisa de preços. Sem dúvidas naquela loja o preço era consideravelmente menor. Pedi orientação à vendedora que sem nenhuma vontade de explicar pediu que eu NÃO MEXESSE no celular e o tirou da minha mão. Se eu vou comprar um produto, no mínimo quero conhecê-lo melhor.
Essa mesma vendedora já havia deixado a desejar em outras compras da minha família, mas nunca me senti tão desrespeitada com a falta de interesse em me atender. Sai de lá frustrada e me dirigi à loja ao lado, onde fui atendida de forma excelente. Era notável que todos os vendedores de lá estavam devidamente instruídos e se preocupavam com o atendimento ao cliente. Aproveitei e vi outros setores da loja onde fui muito bem recebida.
Como eu estava muito “apertada” acabei voltando à loja “mais barata” para comprar, mas até hoje não esqueci a diferença que ambas apresentaram e não tenho medo de indicar/elogiar a “outra”. Isso me leva a uma conclusão óbvia: O marketing boca a boca é mais poderoso do que você imagina!
Um bom atendimento gera satisfação e é sempre bem recomendado. É exatamente como dizem: “Se você sai satisfeito, indica pra 10 pessoas. Mas se não está, critica pra 20”. Seja em uma pesquisa de preço, na compra de um serviço/produto ou em um SAC, o atendimento é sempre avaliado e tem grande influência na decisão final. Ele pode ser seu aliado, mas se não for bem aplicado torna-se seu inimigo.
Vendedores bem instruídos e com boa vontade de trabalhar conseguem conquistar o consumidor, pois atinge seu lado emocional. Naquele momento minha situação financeira falou mais alto, mas hoje penso duas vezes antes de comprar lá (os demais vendedores daquela loja também apresentaram problemas similares) e posso dizer que valorizo muito o esforço e bom atendimento.
Um bom atendimento gera satisfação e é sempre bem recomendado. É exatamente como dizem: “Se você sai satisfeito, indica pra 10 pessoas. Mas se não está, critica pra 20”. Seja em uma pesquisa de preço, na compra de um serviço/produto ou em um SAC, o atendimento é sempre avaliado e tem grande influência na decisão final. Ele pode ser seu aliado, mas se não for bem aplicado torna-se seu inimigo.
Vendedores bem instruídos e com boa vontade de trabalhar conseguem conquistar o consumidor, pois atinge seu lado emocional. Naquele momento minha situação financeira falou mais alto, mas hoje penso duas vezes antes de comprar lá (os demais vendedores daquela loja também apresentaram problemas similares) e posso dizer que valorizo muito o esforço e bom atendimento.