No começo, tudo era menos complicado. A oferta era maior que a procura. Então, o produto era produzido e comercializado, apenas. No entanto, o mundo foi globalizando até chegarmos ao tempo em que nos deparamos com “tsunamis” de informações, produtos, empresas, serviços e marcas todos os dias.
Nessa etapa, é onde entra as agências de publicidade. Ou melhor, a futura agência AgoraPublicidade (Por que não?). Mas isso é matéria para outro dia. Hoje, será falado um pouco sobre o marketing brutal que grandes marcas são ”obrigadas” a introduzir no mercado cinematográfico.
Entretanto, quero deixar claro, que minha opinião sobre o ataque, bombardeio ou guerra empresarial, como achar melhor, é a seguinte: Ataque para vencer, nesse mundo não existe muitos amigos. E claro, marketing deve ser reconsiderado todos os dias!
Mas o que seria esse marketing brutal cinematográfico? Vamos dar alguns exemplos:
1. Uma bela jogada de marketing, foi a da Samsung, que aparece no trailer estendido do filme Os Vingadores 2. Mesmo aparecendo de uma forma secundária, com certeza a marca teve grande visibilidade.
No filme é mostrado o novo celular da marca sul-coreana, um Galaxy Tab S 10.5 nas mãos de Nicky Fury (Samuel L. Jackson) em frente a viúva negra ( Scarlett Johansson). Os donos da ideia, não deram bobeira, estamparam a marca SAMSUNG, e com certeza, devem ter faturado muito!
2. Não poderíamos deixar de fora, nada mais e nada menos que um dos filmes mais esperados e assistidos do ano. Velozes e Furiosos 7. Apesar da morte (infelizmente) do talentoso ator Paul Waker, a procura pelo filme foi grande nas terras tupiniquins. Todavia, o marketing não foi esse. O grande lance de marketing foi das fortes marcas de carros. Fiz uma lista de alguns, dos vários, carros que brilham no filme.
• Dodge Challenger SRT Hellcat: Considerado um dos carros mais potentes do planeta.
• Ferrari 458 Itália: Essa máquina conta com um motor V8 de 4,5 litros e 570 cavalos, possibilitando que o esportivo atinja a velocidade máxima de 325 km/h e faça de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
• Chevrolet Camaro 1967: No filme recém-lançado é exibido uma unidade de 1967, que possui em baixo do capô um V8 de 6,5 litros com versões que chegavam a aproximadamente 400 cv.
Segue abaixo fotos dessas maquinas:
Enfim, celulares, automóveis, alimentos… Por trás de tudo isso, sempre tem alguém bancando a demonstração do produto ou serviço. E, ”cá” ente nós, é muito alto o valor investido. Bom, mas quem sou eu para julgar.
Por fim, queria divulgar esses dois megas filmes. O primeiro, Os Vingadores 2, estarão no cinema em maio de 2015, então já pode ir escolhendo o sabor da pipoca, porque será emocionante! Também é mencionado, um dos filmes mais comentados do ano, Velozes e Furiosos 7, não é querer puxar o saco do diretor James Wan, mas é um belo espetáculo cinematográfico, particularmente.