Queridos leitores, em uma das últimas aulas de Administração de Marketing (uma das matérias que mais gosto no meu curso), parei para analisar dois seguimentos presentes em nosso meio: O Marketing 3.0 e o Endomarketing. Foi então que percebi quão interessante seria uni-los para auxiliar no crescimento das empresas.
Depois que Kotler genialmente apresentou ao mercado a forte tendência do marketing voltado aos valores (o queridinho do momento: Marketing 3.0), diversas empresas abriram os olhos para a influência que sua imagem tem sobre o consumidor. Focar no cliente, visando conquistar sua confiança e fidelidade à marca acima do seu consumo fez do marketing uma das principais ferramentas no planejamento de uma empresa.
Em contrapartida muitas delas se preocupam tanto com o que desejam “mostrar” ao seu público que acabam esquecendo-se do seu primeiro e mais próximo cliente: o colaborador. A rotatividade de funcionários e o despreparo de suas equipes prejudicam – e muito – tanto empresas grandes quanto as pequenas. Sábias são aquelas que investem na preparação adequada dos funcionários, tornando-os preparados para atender suas funções. O incentivo também se torna um forte aliado na melhora do desempenho do colaborador.
Sabe-se que àquele que trabalha com qualidade, vontade e entusiasmo (principalmente quando se lida diretamente com o consumidor final) transparece ao mercado que o valor da empresa não se baseia somente naquilo que ela faz, mas naquilo que ela é. Afinal, assim como quem faz a igreja são seus fiéis, são os colaboradores que mantem a empresa funcionando.
“Investir no colaborador trás um retorno muito maior que valores financeiros; trás confiança! Afinal, acreditar na parceria é a chave para o sucesso” .