Hoje:22 December, 2024

O jeito certo de fazer errado

Obs: Se você não é bom com interpretação de texto e raciocínio lógico, por favor, NÃO LEIA esse texto. 

O mundo está cheio de teorias, fórmulas e soluções para termos uma empresa de sucesso, certo? Certo! Pois hoje vou lhes apresentar o contrário, algumas dicas básicas (muitas até mesmo já utilizadas por você, Sr. Empreendedor) para que sua empresa seja um fracasso. Dicas simples, mas que fazem total diferença.

1# FUNCIONÁRIOS SATISFEITOS PRA QUÊ? EU QUERO PRODUTIVIDADE!

Tratar bem um funcionário para que ele produza mais e melhor é mito, afinal felicidade não dá lucro! Produtividade e lucratividade são motivações suficientes para obter uma equipe bem sucedida. 
Normalmente funcionários expressam suas insatisfações por meio de sua ingratidão, reclamando de tudo que lhes é oferecido. Bonificações, incentivos, um bom ambiente de trabalho e aquela coisa fútil que empresas modernas utilizam – O tal endomarketing – não são necessários. Funcionário bom é funcionário produtivo!

#2 FALEM BEM OU FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM

Uma boa marca é sempre lembrada, independente das circunstancias. As maiores críticas na qualidade, atendimento, preço são sempre obra do concorrente que se acha melhor do que outro – e sem razão. Cliente insatisfeito não é problema, afinal se ele está reclamando é porque já utilizou o produtoserviço e sua parte no lucro da empresa já está contabilizada. Satisfeito ou não o importante é que comprou!

#3 CONCORRENTE É INIMIGO

Em hipótese alguma fazer parceria com o concorrente pode-se considerar uma boa ideia. Afinal ele é seu inimigo e seu objetivo será sempre derrubá-lo e roubar sua fatia de mercado. Inspirar-se em suas boas ideias – até mesmo de concorrentes indiretos – é inaceitável. Afinal sua empresa é autossuficiente e não precisa de boas inspirações. Tudo se cria, nada se copia e muito mesmo se adapta. Concorrentes não merecem lucrar.

#4 MARKETING E SEUS DERIVADOS = GASTOS DESNECESSÁRIOS

Uma logo moderna, uma boa campanha, um bom planejamento são importantes, mas você mesmo pode fazer. Afinal quem melhor que você (ou aquele seu parente fera no paint) pra criar a marca da sua empresa? Não precisa nada muito elaborado, de preferência com cores chamativas e fontes bem desenhadas. Não é preciso gastar com profissionais de designer, até porque eles cobram caro demais pra fazer algo tão simples e fácil. Publicitários também podem ser descartados, eles estão sempre inventando mil e uma maneiras de lucrar com suas ideias mirabolantes de divulgação. Afinal sua empresa é boa o suficiente para se vender sozinha. E o planejamento (principalmente em longo prazo) que o profissional de marketing diz ser necessário para fortalecer a empresa é apenas perca de tempo e gasto de papel. Se hoje sua empresa está lucrando certamente amanhã ela lucrará ainda mais!

5# FOCO NO LUCRO!

Preço justo é aquele que você merece receber. Superfaturamento em cima de uma venda muitas vezes tornará seu produto ainda mais valorizado. Não importa se melhorou a qualidade ou se ela decaiu, o importante é que diminuam os gastos e aumentem os ganhos. Preço alto gera status e agrega valor. Desenvolver novos produtos ou melhorar a qualidade conforme as necessidades do mercado geram gastos e você precisa fugir disso! Pesquisa de mercado e acompanhar tendências também são péssimas escolhas e não lhe trazem benefícios. O importante é vender, lucrar e ser o melhor.
Com essas dicas básicas e fáceis de seguir posso garantir à vocês a falência e o fracasso da sua empresa. Mas lembre-se: não existe fórmula mágica, você precisa se esforçar bastante e não perder seu principal foco primordial acima de todas as coisas existentes e importante em toda a nação empresarial: o lucro. A desgraça é garantida!

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Publicitário, Viciado em Café e Apaixonado por Marketing Digital ♥

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