Tudo sem força e direção
Resolvi começar o post com essa música, primeiro porque ela tem o nome de como ficou o Agora Publicidade esse mês: tudo azul. E segundo, porque você tem que estar bem, meu bem, tem que estar zen. Não tem força, e a direção é única, a prevenção!
O Novembro Azul é a uma campanha realizada por diversas entidades mundiais no mês de novembro que é dirigida a toda a sociedade e principalmente aos homens e sua saúde. Ela ressalta principalmente a prevenção contra o câncer de próstata, entre outras doenças masculinas.
O Novembro Azul no Brasil, foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela vida, e como em todos os outros lugares, o objetivo principal e mais difícil da campanha é fazer com que os homens percam o preconceito de irem ao médico, e de fazerem os seus exames periodicamente, antes, que seja tarde demais,
Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) (retirado deste site www.agenciabrasil.ebc.com.br), o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, “e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes”.
É lamentável que este tipo de câncer, que mata cerca de 86% dos diagnósticos tardios, ainda sofra preconceito por parte dos homens. O fato deve-se ao exame, que é feito através do “dedo” do médico, e grande parte dos masculinos acham, que isso tirará a masculinidade deles. Mas pelo contrário, antes enfrentar um médico, que uma doença que mata, não é mesmo?