Quem trabalha com fotografia, design ou é apaixonado pelos temas não deve ignorar estudos feitos pelo maior banco de imagens do mundo, a Getty Images, que tem 200 milhões de arquivos disponíveis para consulta.
Para quem não conhece (quase impossível), o site funciona como informações que devem servir de orientação para desenvolvimento de trabalhos pessoais ou voltados para o uso comercial, seja para publicidade, institucional ou mesmo para venda em bancos de imagens.
Diante disso, o que aponta as tendências visuais 2018 da Getty Images, é que as marcas e os meios de comunicação vão redefinir a masculinidade moderna neste ano. “Masculinidade desfeita” é um dos três conceitos que vão dominar a comunicação neste ano, ao lado de “segundo renascimento” e “realismo conceitual”.
Pioneira na previsão das tendências e baseada na pesquisa criativa dos especialistas visuais e nos dados de busca e imagem (cerca de um bilhão de buscas feitas por clientes e 400 milhões de downloads em seu site por ano), a previsão visual inovadora da Getty Images estabelece tendências macro e micro para este ano e atua como uma direção para a mídia, anunciantes, marcas e empresas, refletindo as mudanças no mundo.
A Getty Images listou termos que antecipam movimentos visuais de gênero, consciência social, design, tecnologia, viagem e muito mais, e resumindo, listamos abaixo, as três maiores tendência neste novo ano em detalhes:
Tendência 1: Masculinidade Desfeita
Embora anos anteriores tenham sido devidamente utilizados para abordar o retrato das mulheres na publicidade e na mídia, há uma crescente consciência de que os estereótipos para representar homens também estão extremamente desatualizados.
Já que vemos cada vez mais imagens que englobam a emoção, a vulnerabilidade e a complexidade masculina acompanhadas de mudanças demográficas e culturais, em 2018, os homens continuarão a ser liberados de estereótipos visuais estabelecidos há muito tempo.
Os dados da Getty Images mostram um aumento de 53% nas buscas de clientes para o termo “pais homossexuais”. Já “meditação do homem” cresceu 126%, enquanto que “pai solteiro” teve um salto de 60% nas pesquisas.
Tendência 2: Segundo Renascimento
Com milhões de pessoas agora carregando lentes de alta qualidade no bolso todos os dias, fotografar é mais fácil do que nunca. Em resposta, os fotógrafos profissionais estão se voltando para a história da arte para criar imagens que promovam a ideia de registros mais elaborados.
A procura é por uma narrativa visual mais positiva e culturalmente rica por meio da subversão de técnicas de arte clássicas, o retrato começa então a remontar a imagens de eras passadas, utilizando paletas suaves e tecidos luxuosos que se assemelham às pinturas. A demanda por esse estilo de trabalho está crescendo: pesquisas por “luxury abstract” tiveram alta de 186%, enquanto que o termo “vintage portrait” cresceu 94%.
Tendência 3: Realismo Conceitual
O surgimento das mídias sociais tem visto um aumento significativo na demanda por imagens mais reais e autênticas. Mas, em uma tendência nascida nos mundos da arte e da moda, os fotógrafos começam a criar mais imagens conceituais executadas em um estilo realista. Uma combinação de tendências visuais em desenvolvimento em longo prazo, nova tecnologia e o atual ceticismo público de encarar as coisas por meio de seu valor original gerou uma nova expressão visual: “realismo conceitual”.
O alcance e a identificação são integrantes importantes para se conectar com o consumidor de hoje. Pesquisas para “conceito inesperado” aumentaram 116%, enquanto as de “realidade” registraram um salto de 176%.
Aumento de procura por problemas globais
Buscas por “diversidade e inclusão” – termos que transcendem a “masculinidade desfeita” e “segundo renascimento” – apresentam um aumento impressionante de 917%. Já “LGBTQ” cresceu 809%. As marcas e as empresas também estão reconhecendo a necessidade de uma melhor representação visual de nossas diversas comunidades com buscas por “família multiétnica”, alta acima de 385%, e “diversidade cultural”, com 252%.
Um grande índice que também foi notado na pesquisa foi de imagens que retratam estresse e ansiedade (especialmente em homens) viram um aumento significativo. “Suicídio adolescente” aumentou 429%, “estresse emocional” 263% e “abuso emocional” 110%. Já “homem estressado” cresceu 105%, “depressão homem” 31% e “homem preocupado” 100%.
As tendências visuais da Getty Images para 2018 foram lançadas como parte do guia criativo Creative In Focus. Juntamente com uma análise mais aprofundada das tendências visuais, a publicação apresenta um mergulho profundo em dados de busca de regiões ao redor do mundo.
Segundo Andy Saunders, Vice-presidente Sênior de Conteúdo Criativo da Getty Images, as imagens falam muito mais que possamos imaginar, e elas mudam com total certeza, de acordo com nossa perspectiva de mundo:
Quando as imagens estão em todo lugar, às vezes, é fácil esquecer como elas podem realmente nos mover de forma emocional e psicológica e como podem expandir os limites do nosso mundo. É animador, então, que as tendências visuais que antecipamos sejam importantes para marcas e empresas em 2018 e contemplem uma sensação de otimismo: uma visão de mudança, de novos heróis e uma criatividade implacável.
E então, o que achou? O “real oficial” está cada vez mais em alta. Seguimos a tendência.
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